quinta-feira, 27 de novembro de 2014


A ave do ano de 2014 em Portugal é a Cegonha Branca Ciconia ciconia, uma das espécies que a generalidade das pessoas conhece e identifica com facilidade. 
É facilmente observável devido ao seu grande porte, à sua plumagem característica e à proximidade e familiaridade que mantém com o ser humano. É esse aproveitamento do que o ser humano lhe proporciona direta ou indiretamente, que tem permitido nas últimas décadas aumentar significativamente a sua população. A proliferação de aterros sanitários bem como a expansão dos lagostins vermelhos (espécie invasora originária dos Estados unidos e com dimensão de praga nas nossas zonas aquáticas) estão nas causas que motivaram o aumento e expansão da área de distribuição da cegonha no nosso território; a abundância permanente de alimento está na origem da alteração do hábito de migração da espécie já que uma parte significativa dos seus efetivos deixou de realizar a longa e arriscada viagem para o continente africano no fim do verão permanecendo nos meses frios no nosso país. Os censos que este ano foram realizados e que permitiram uma atualização dos últimos dados realizados em 2004, revelam que na última década ouve um aumento de 50% relativamente ao número de ninhos. 
Uma espécie que ao longo do século XX foi diminuindo de forma preocupante em Portugal e que permite atualmente encarar o futuro com uma airosa esperança.